Robert Wadlow - O homen mais alto de todos os tempos
Qual a sua Altura ? a minha é de 1,80 e não tenho do que reclamar, agora imagina você com mais de 2 metros e meio, pode até parecer surreal mais Hoje vamos falar sobre Robert Wadlow considerado até hoje o homem mais alto da história documentada, ele chegou a incrível marca de 2,72cm e 199kg com apenas 22 anos de idade, uma pessoa que além da altura tinha um coração enorme.
Robert Wadlow em 1938 com 22 anos |
Problemas com a sua altura
A altura incrível de Robert causou uma série de problemas médicos, no entanto, que pioraram à medida que ele crescia - e mais alto. No entanto, quando menino, ele tentou ao máximo envolver-se nas mesmas atividades que seus colegas estavam fazendo. Por exemplo, ele se tornou um escoteiro aos 13 anos e tinha um uniforme personalizado, uma barraca e um saco de dormir, em 1936 o gigante gentil se formou no ensino médio e se matriculou na faculdade com a intenção de estudar direito. Wadlow precisava de suspensórios nas pernas para caminhar devido a altura seu coração não conseguia bombear naturalmente o sangue por todo o corpo tendo assim problemas de circulação nas pernas o que causava pouca sensibilidade nas pernas e pés, mesmo assim ele não usava cadeira de rodas pois ele mesmo não gostava.
os sapatos de Wadlow comparados a um sapato tamanho 44 |
Morte
No dia 4 de julho de 1940, durante uma aparição profissional no Manistee National Forest Festival, machucou o pé esquerdo, causando uma bolha e subsequentemente uma infecção. Os médicos trataram-no com uma transfusão de sangue e uma cirurgia de emergência, porém sua condição apenas piorava e, em 15 de julho de 1940, morreu enquanto dormia, aos 22 anos. Estima-se que 40 000 pessoas compareceram ao funeral de Wadlow em 19 de julho. Ele foi sepultado em um caixão de 3 metros de comprimento, que precisou de vinte carregadores para transportá-lo até uma cova de concreto sólido. Em 27 de junho de 1940, dezoito dias antes de sua morte, ele foi medido e constatou-se uma altura de 2,74 m pelos doutores C. M. Charles e Cyril MacBryde da Universidade Washington em St. Louis.
Legado Pós Morte
Uma estátua em tamanho real de Wadlow situa-se no College Avenue em Alton, em frente ao Alton Museum of History and Art. Ela foi erguida em 1986 em homenagem ao cidadão ilustre da cidade. Também existe outra estátua dele no Guinness Museum, perto das Cataratas do Niágara e também outras em cada Ripley's Believe It or Not Museum: em Wisconsin Dells, Myrtle Beach, Orlando, Nova Iorque, Ocean City (Maryland), San Antonio, St. Augustine, Branson, Copenhaga, Genting Highlands e Hollywood. Há ainda seis modelos de tamanho real, feitos antes de sua morte pelo artista James Butler. A música "The Giant of Illinois", da banda The Handsome Family (e depois regravada por Andrew Bird) homenageia Wadlow. Em 2005, Sufjan Stevens gravou "The Tallest Man, the Broadest Shoulders", que fala sobre Wadlow. Uma foto de Robert e sua família é o destaque da contracapa da versão VHS da compilação Storytelling Giant, da banda Talking Heads.
Robert Celebridade |
Robert na formatura com 18 anos |
Robert trabalhando com publicidade |
Robert e seu pai aos 21 anos |
Comentários
Postar um comentário